- O Casamento Tradicional Chinês
Nos dias que antecedem o casamento é costume a noiva chinesa se recolher junto com as amigas mais intimas, enquanto a festa de casamento é organizada pela família do noivo. O casal deverá ainda comprar uma cama nova de casal e usar lençóis vermelhos. Na noite da véspera do casamento acontece a cerimônia de pentear e desembaraçar os cabelos sob a luz da lua que significa a entrada na vida adulta e o desejo de descendencia, sendo que cada escovada, são quatro, tem um significado especial e diferente.
O noivo é vestido pelos seus pais e vai a casa da noiva levando dinheiro e presentes aos familiares dela, assim eles deixam ela ir para se casar. Ela não deve tocar com os pés no chão até chegar ao local do casamento, devendo ser carregada no colo ou em caixas vermelhas de transporte. Os noivos ajoelhados servem chá aos pais, pedindo permissão ao casamento e depois seguem até o local da cerimonia, que é simples e assistida pelas pessoas que fazem parte da família. O noivo cobre a cabeça da noiva com um véu vermelho. Num altar eles prestam homenagens ao céu, a terra e aos ancestrais, servem chá aos seus pais novamente e fazem reverencia um ao outro, terminando a cerimônia.
Os noivos servem chá para os convidados e recebem os envelopes vermelhos com as ofertas em dinheiro e jóias. Na noite de núpcias do casal, além dos lençóis vermelhos há velas enfeitadas com dragões que afastam os espíritos maus. Os noivos tomam vinho em taças com fitas vermelhas com os braços entrelaçados, gesto que representa na cultura chinesa os votos formais de casamento.
Apesar de toda essa cultura, hoje em dia é menos comum utilizar as tradições passadas nos países asiáticos. Cada vez mais as tradições ocidentais tomam conta das dos casamentos tradicionais. Os noivos estão optando por usar os típicos vestidos brancos e terno para os homens, e muitos celebram o casamento de acordo com as tradições da igreja católica - embora não sejam desta religião. Esse casamento é feito para imitar perfeitamente um matrimônio ocidental, com padre (que é um ator, e conduz o casamento em inglês), madrinhas, damas, chuva de arroz, etc. Os japoneses mais jovens acham bem mais interessante casar em um parque de diversões como a Disney, com carruagem prateada e garçons vestidos como pajens medievais, do que em um templo.
0 comentários:
Postar um comentário
Regras:
Não use palavras ofensivas, denúncias levianas e nem troque ofensas entre leitores. Respeite o próximo.
Não tenha vergonha, pode perguntar a vontade.
Comente! Diga o que achou da postagem!
Se gostou, agradeça (。◠‿◠。)