sexta-feira, março 04, 2011

A história de Sadako Sasaki

Postado por Stefani Almeida às 4:47 AM

Tsuru, em japonês, significa cegonha ou grou. São aves consideradas sagradas para os japoneses e chineses, sendo símbolo da juventude. Existe uma lenda que diz que se uma pessoa fizer mil origamis de tsurus, tem um desejo concedido pelos deuses. É costume no Japão levar papés de origami e tsurus quando se visita alguém doente, desejando que a recuperação seja mais rápida.

Sadako Sasaki tinha somente dois anos de vida quando a bomba atômica caiu sobre Hiroshima, em 1945. Ela vivia a cerca de dois quilômetros do epicentro da bomba, perto da Ponte Misasa. Sadako não se feriu, e teve uma infância normal até que em 1954, aos 11 anos e sendo uma boa atleta, ela ficou doente e foi diagnosticada com leucemia, a "doença da bomba atômica", devido aos efeitos da radiação.
A melhor amiga de Sadako, Chizuko Hamamoto, então contou para ela a lenda sobre alguém que fez mil tsurus de origami e assim teve seu desejo realizado. Com suas própias mãos, Chizuko lhe presenteou o primeiro tsuru que ela própria havia feito num papel dourado. Sadako tinha a esperança de que os deuses lhe concedessem o desejo de voltar a correr de novo. Pouco tempo depois de haver entrado no hospital, Sadako conheceu um menino a quem lhe faltava muito pouco tempo de vida também devido à leucemia. Sadako lhe animou a fazer o mesmo com os tsurus, mas o menino respondeu: "sei que esta noite morrerei".


A condição de Sadako continuava a piorar e então, teve de ficar no hospital, onde ela continuou a fazer os tsurus, até que que o papel estava se acabando. Ela usava qualquer pedacinho de papel que pudesse achar, incluindo as embalagens dos remédios e suas bulas e ela até ia aos quartos dos outros pacientes para pedir o papel dos embrulhos e cartões de melhoras que eles recebiam. Assim, Sadako pensou que não seria justo pedir a cura somente para ela e então passou a pedir também a cura para todas as vítimas das bombas atômicas e também pediu paz para o mundo.


Na manhã de 25 de Outubro de 1955, a família de Sadako pediu para que ela comesse algo e Sadako pediu chá com arroz e, após provar um pouquinho, disse "Está bom". Estas foram suas últimas palavras. Sadako morreu naquela mesma manhã, na companhia da família. Ela havia completado 644 tsurus de papel. Seus amigos da escola, depois do seu falecimento, chegaram a completar os 1000 tsurus em sua homenagem.


1 comentários:

Anônimo disse...

Ount' eu axei linda essa história e eu e minha amiga estamos fazendo os 1000 Tsurus ^^

Postar um comentário

Regras:
Não use palavras ofensivas, denúncias levianas e nem troque ofensas entre leitores. Respeite o próximo.
Não tenha vergonha, pode perguntar a vontade.
Comente! Diga o que achou da postagem!
Se gostou, agradeça (。◠‿◠。)

 

Butterfly Lollipop Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos