sábado, abril 30, 2011

Purikura

Postado por Stefani Almeida às 4:35 AM
Puri-kura (プリクラ) é a abreviação de "purinto kurabu" (プリント 倶楽部), a pronúncia em japonês de "Print Club". O termo é realmente uma marca registrada, e remete para as cabines coloridas de foto onde as imagens são tiradas. A maioria das fotos são impressas em adesivos e usado para enfeitar os celulares, notebooks, etc.

Desenvolvido em conjunto pela Atlus e Sega, os primeiros purikura foram vendidos em Julho de 1995, mas Sasaki Miho surgiu com o conceito do Print Club em 1994. Ela baseou sua idéia sobre experiências de seus dias de escola "de colocar adesivos fofos de frases em japonês em seus cadernos. Quando foi introduzido no Japão, não houve muito interesse.Porém o grupo de J-Pop SMAP começou a tirar fotos e imprimi-las para seu público de um programa de TV, e foi assim que eles começaram a se tornar populares pelos fãs de SMAP e consequentemente por outras pessoas. Em 1997, os adolescentes queriam tirar o maior número de fotos possível. Na primavera de 1998, havia 25.000 máquinas de purikura no Japão.





Há centenas de diferentes tipos. Alguns são temáticos, como os do Mickey Mouse ou Star Wars. Muitas meninas carregam um álbum de fotos Purikura com elas, os puri-cho, como uma forma de materialização de sua rede social. Um conjunto de 16 fotos purikura geralmente custam cerca de 6 reais. Não há limite de fotos, e sim de tempo. Você paga pela foto que imprimir, portanto pode escolher somente as melhores para editá-las. Depois de escolher as melhores fotos, há uma oportunidade de modificar o fundo da foto, com imagens do céu, flores, revistas, pôsters de bandas, etc. Cada máquina oferece uma variedade de placas, várias cores e de formas e figuras recortadas. Há uma caneta para escrever mensagens e mensagens prontas.



As cabines de fotos digitais de purikura são feitas para fotografar duas pessoas, mas algumas são maiores para conter cinco ou seis, e é possível espremer várias pessoas em estandes menores para fazer fotos mais engraçadas. Muitas disponibilizam acessórios como óculos e perucas para animar as fotos. Dentro da cabine, ao som de música pop japonesa, são produzidas fotografias, que depois são modificadas com uma grande variedade de imagens, bordas, textos e BGs virtuais através de telas touch-screen, e os nomes ou frases podem ser escritos sobre as fotos antes de serem impressas em adesivos e divididas entre os participantes.
As cabines permitem privacidade em locais muito movimentados, com a possibilidade de produção e modificação para as fotos. A maioria das galerias tem uma área com uma tesoura, onde as imagens podem ser cortadas para distribuir e compartilhar. É um exemplo raro de como a produção e troca de imagens pode ser parte de uma infra-estrutura de diversão baseada em localização.



Como o público-alvo do purikura são as adolescentes, em alguns lugares, por exemplo a cidade de Shizuoka, os homens não são permitidos nas seções de purikura das lojas, a não ser que estejam acompanhados por sua namorada. Esses lugares oferecem máquinas exclusivas para casais.
O purikura não é exclusivo para o Japão. Velhas máquinas japonesas podem ser encontrados em casas de jogos e pequenas lojas na China. Taipei, Taiwan, tem a maioria das máquinas por habitante. Há um edifício de três andares em Ximen que possui as máquinas purikura mais completas. Hoje em dia, algumas das máquinas mais avançadas permitem que as fotos sejam enviadas diretamente para os celulares. Já está em processo de distribuição o "Videkura", que cria clips de vídeo curtos que podem ser enviadas para o celular ou internet. Um dos primeiros foi lançado em abril, a Love & Berry.

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