quinta-feira, março 17, 2011

Sapatos tradicionais japoneses

Postado por Stefani Almeida às 3:41 AM
 

Os sapatos mais tradicionais japoneses sairam de moda por motivos óbvios. A moda japonesa vem sido influenciada pelo ocidente há anos, e esse é o maior culpado pelo desgostar dos jovens pelos sapatos mais antigos. Convenhamos, mas esses sapatos são um tanto que peculiares.

Geta 


Os geta são tamancos que, normalmente, são usados com yutakas informais. Feitos com madeira elevada e hanao (tira) entre os dedos em “V”. Usualmente, tem se visto mais lutadores de sumô usando-os do que qualquer outra pessoa, mesmo no Japão.
Quando usados, tem um ruído característico da madeira contra o solo, e isso é normalmente o que os japoneses mais velhos dizem sentir falta nos tempos (modernos) de hoje.
(* Os geta mais altos eram usualmente usados pelos sushimen, pra deixarem seus pés longe dos restos de peixe que caiam ao chão.)


Zori

Sandálias Zori são feitas de palha de arroz ou madeiralaqueada (envernizada), e são usadas para festas, noivados e etc., junto de um belo kimono para combinar. As sandálias zôri possuem solado plano e não têm plataformas e por isso podem ser usadas tanto por homens como por mulheres.
Ao contrário do geta, o zôri possui uma parte acolchoada na região do calcanhar.Para os homens, as sandálias são mais quadradas e, para as mulheres, mais arredondadas.


Waraji

Waraji são sandálias feitas de modo totalmente artesanal, sendo feitos de palha e corda. Antigamente eram usadas por qualquer pessoa normal, num vilarejo. Hoje em dia, você pode encontrar um monge budista as usando em qualquer templo que seja mais afastado da cidade grande.




Jika Tabi 


Jika Tabi são o calçado de escolha para as pessoas queparticipam dos muitos matsuri (festivais) no Japão. Os trabalhadores de contruções, usando roupas largas (macacões de cores claras), geralmente usam os jika tabi por serem extremamente confortáveis.
São feitos de algodão ou botas de sola de borracha. Adurabilidade e design (peculiar) exclusivo de jika tabi fez-lhes uma exportação popular e um dos itens mais populares do Japão.




0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
Não use palavras ofensivas, denúncias levianas e nem troque ofensas entre leitores. Respeite o próximo.
Não tenha vergonha, pode perguntar a vontade.
Comente! Diga o que achou da postagem!
Se gostou, agradeça (。◠‿◠。)

 

Butterfly Lollipop Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos